SUA EMPRESA ENFRENTA ESTES DESAFIOS?

  • Baixa credibilidade frente a fornecedores, clientes e investidores;
  • A gestão de riscos é insatisfatória;
  • Dificuldade em desenvolver uma cultura empresarial sustentável;
  • Dificuldade em obter recursos de terceiros para financiar as operações;
  • Visão de longo prazo limitada;
  • Incompatibilidade na gestão financeira gerencial e contábil;
  • O Balanço Patrimonial é um simples relatório que não se pode confiar;
  • Dificuldade em identificar o valor real dos ativos fixos e imobilizados;
  • A tomada de decisão é sempre solitária e baseada no feeling do dia-dia, entre outros.

A Governança Corporativa, tradicionalmente associada a grandes corporações, é um conceito cada vez mais relevante para as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Ela representa um conjunto de práticas que visam garantir a transparência, a equidade e a responsabilidade na gestão das empresas. Por esse motivo, desenvolvemos uma metodologia exclusiva para implementar a Governança Corporativa, Conselho Consultivo e Mentoria em sua empresa.

PROGRAMA DE 6 ETAPAS PARA VOCÊ INICIAR UMA NOVA JORNADA

ETAPA 1

DIAGNÓSTICO PRELIMINAR

Trabalho inicial e sem custo para a empresa.

Nessa primeira reunião online, nosso foco será entender os objetivos da empresa para o futuro, entender as estratégias de curto, médio e longo prazos e caminhos para a implantação da Governança Corporativa e Mentoria.

  • Identificar onde a empresa está e onde planeja chegar;
  • Identificar pontos fortes e de melhoria e se já possui estratégia de Mentoria;
  • identificar como está estruturada a Governança Corporativa no momento atual da empresa;
  • Listar os principais stakeholders (sócios, colaboradores, clientes, fornecedores, etc.) que farão parte da mudança.

 ETAPA 2

DEFINIÇÃO DE PRINCÍPIOS E POLÍTICAS

Este programa é desenvolvido exclusivamente para sua Empresa e abordará, entre outros, os seguintes temas:

  • Transparência: Definição de políticas para divulgação clara de informações financeiras, estratégicas e operacionais;
  • Equidade: Garantia de tratamento justo e igualitário a todos os envolvidos;
  • Prestação de Contas: Definição de responsabilidades e mecanismos para prestação de contas;
  • Responsabilidade Corporativa: Diretrizes éticas e sociais que nortearão a Governança Corporativa dentro da Empresa.

ETAPA 3

ESTRUTURA OGRGANIZACIONAL

O desenvolvimento da estrutura organizacional é uma das principais etapas da implementação de governança corporativa, é nesse momento que será definido:

  • Conselho de Administração ou Consultivo: Criação de um conselho para orientar as decisões estratégicas, composto por membros internos e externos à empresa.
  • Comitês: Quando viável, poderão serem criados comitês específicos (por exemplo, comitê de auditoria, comitê de remuneração, entre outros).
  • Política de Sucessão: Definição do modelo de sucessão de cargos chave como Sócios e Gerentes de Área com grande relevância para a operação.
  • Mentoria: Possibilidade de uma estrutura inicial mais enxuta, baseada em mentoria com os gestores da empresa.

ETAPA 4

COMUNICAÇÃO E TREINAMENTOS

Mais que somente implantar a Governança Corporativa na empresa, é importante que todos estejam cientes de como será daquele momento em diante.

Dessa forma, organizar treinamentos internos para todos os funcionários é essencial, pois serão a base de como estes devem atuar. Também serão desenvolvidos modelos de comunicação recorrente, para que todos possam sempre estar a par e envolvidos nas metas e objetivos definidos pelo conselho.

ETAPA 5

COSELHO E AVALIAÇÃO CONTÍNUA

Uma vez definido o formato do Conselho, se de Administração ou Consultivo, seus membros serão responsáveis por definir as metas futuras da empresa, garantir que os gestores estão engajados no seu cumprimento e que as políticas sejam executadas na sua integralidade.

O papel do conselho vai além de se reunir mensalmente, seu papel é ser o Guardião das Boas Práticas de Governança, ser o elo entre os sócios ou acionistas da empresa e a gestão executiva, ser o fiscal de como as coisas estão sendo executadas, bem como tomar as decisões sempre alinhadas com a Missão e Valores.

ETAPA 6

CULTURA ORGANIZACIONAL

A cultura organizacional é o conjunto de comportamentos, crenças, hábitos e valores compartilhados por todos os membros de uma empresa. Ela permeia tudo: desde como os funcionários interagem entre si até como a organização trata seus clientes e parceiros. Dessa forma, a cultura organizacional influencia diretamente a governança corporativa, uma vez que determina como a empresa é administrada, refletindo-se em suas políticas, regulamentos internos e tomada de decisões.

Uma cultura forte promove a transparência, a responsabilidade e a confiança e isso se traduz em boas práticas de governança, sendo esse um trabalho cíclico, que deve ser trabalhado recorrentemente.

Você quer dar o próximo passo? Se sim, preencha o formulário e vamos conversar sobre como esse trabalho pode contribuir para a perenidade de sua empresa.

Ao preencher o formulário, você estará dando um passo importante em direção a uma gestão mais transparente, ética e eficiente. Junte-se a nós nessa jornada!